(Foto: Reprodução gravação oficial da Câmara)

Na 26ª sessão ordinária da Câmara de São Mateus do Sul, em 11 de agosto, a afirmação do vereador Edival Guimarães foi de que em todos os lugares as estradas estariam boas. “Que não tem lugar ruim assim as estradas. Tudo lugar bom, agora. Tem os buraquinhos ali, mas isso aí é tempo né. Buraco faz com chuva ou talvez de um barro mole né”, argumentou duas semanas antes.

Contudo, na 28ª Sessão ordinária da Câmara de São Mateus do Sul, novos pedidos de melhorias e correções emergenciais foram feitos. A indicação nº 055/2020 solicitou o patrolamento, bueiros, empedramento, limpeza de valetas e alargamento na estrada do Porto Ribeiro, ligando com a PR 364. Proposição dos vereadores Omar Picheth, Fernanda Sardanha e Julio Balkowski.

“É caminho de transporte escolar”, disse a vereadora. Que mesmo sem chuva, estava com trechos ruins e atoleiros. A estrada do Rio das Pedras A também, segundo ela, está em situação precária. Ela pediu prioridade. “Se com tempo seco está assim, imagine se chover”, disse. Este assunto não teve resposta imediata do líder de governo na Câmara, Jackson Machado, como de costume nas sessões anteriores.

Nas explicações pessoais, Julio Balkowski expôs condições de estradas secundárias com necessidade de reparos, solicitando, inclusive, apoio do vereador Edival para melhoria “em diversos lugares”, segundo ele. Caso de trechos da Fazendinha, Porto Ribeiro, Fluviópolis, entre outros. O parlamentar sustentou de as estradas de maior fluxo carecem de tratamento melhor.

Por outro lado, apesar de admitir que estradas principais receberam ‘atenção especial’, com melhoria, dentre outras coisas, com alargamento, Balkowski demonstra preocupação com locais mais isolados e estradas que são usadas com menor incidência. “Então eu imagino assim, que precisa estruturar mais para atender toda a demanda necessária que o município tem”, disse.

Homenagem e APAE

Em 2ª votação foi aprovada a homenagem ao seu trabalho da professora Elis Maria da Cruz Chaves. Mãe exemplar e papel desempenhado ‘com competência e brilho no olhar’, a profissional de educação faleceu em fevereiro de 2018 e cede seu nome ao CMEI Extensão Mundo Encantado, localizado na Rua Guilherme Kantor. O projeto de Lei de nº 22/2020 teve aprovação unânime dos presentes.

O requerimento nº 107/2020 solicita que a APAE designe um profissional para ministrar palestra online sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. “Através da presente palestra, a Câmara Municipal poderá tomar conhecimento sobre a situação da APAE no município. Bem como formas de ajudar a instituição a atingir seu objetivo”, cita o requerimento.

A solicitação é assinada por Omar Picheth, Julio Balkowski e Fernanda Sardanha. Segundo a vereadora, o objetivo é colocar em evidência à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (24 à 28 de agosto). A programação se baseia na Federação Nacional das APAES que tem como tema principal: ‘Protagonismo, Empodera e Concretiza a Inclusão Social’.

Fundada em 21 de outubro de 1980, pelo Rotary Club e tem 129 alunos, 36 funcionários no convênio estadual, sete funcionários conveniados da prefeitura, oito do SUS e sete do PRONAS. Mais seis mães voluntárias – Clube de Mães, dois funcionários e um estagiário próprios. Nos seus trabalhos, conta ainda com aproximadamente 30 profissionais voluntários envolvidos em atividades da entidade.

O dia do psicólogo, comemorado em 27 de agosto, também teve requerimento (nº 108/2020) pedindo por palestra de profissional de psicologia para o Conselho Regional de Psicologia do Paraná. A data comemorativa tem relação com o ano de 1962, quando pela Lei nº 4.119, a profissão foi reconhecida por João Goulart. Solicitação feita por Sardanha, Picheth e Balkowski.

Obras e agricultura

A vereadora Marta Centa indicou alguns trabalho à prefeitura. A indicação nº 051/2020 cita a revitalização da Rua Ulisses Faria e pede para que seja verificada, por parte da prefeitura, a qualidade das grades utilizadas em bocas de lobo, supostamente de qualidade inferior. Segundo a proposição, ao passar com o pneu do automóvel, sobre estas estruturas, está danificando conforme a vereadora.

Marta Centa, ainda, pediu providência, por meio da indicação de nº 052/2020, à prefeitura para podar árvores na região central – Rua João Gabriel Martins. O serviço teria sido comunicado pela vereadora, há cerca de um ano, mas, segundo ela, não teria sido concluído. Outra indicação (053/2020) pede por passarela e melhoria na cabeira da ponte sobre Rio Canoas, na Rua Ulisses Faria, similar à do lado oposto.

A indicação 054/2020 pede providências da prefeitura para remoção de entulhos ao lado da Escola Municipal Professora Apolônia Kasprzak Staniszewski e Colégio Estadual do Campo Professor Eugênio de Almeida. Foram retirados tocos na região por máquina da prefeitura e mantidos os restos no terreno do vizinho das instituições, conforme Marta Centa, atrapalhado estacionamento e virando esconderijo de animais.

Nas considerações finais, Sardanha citou requerimento encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar questionando sobre equipamentos e máquinas que seriam da secretaria de Agricultura. Em resposta, o setor listou o patrimônio e apontou que duas máquinas selecionadoras de sementes foram direcionadas para duas localidades.

Em relação aos demais equipamentos, a vereadora afirmou, conforme a resposta que o conselho não tem conhecimento de onde estariam e quem são os responsáveis. Não haveria registros destas máquinas. A parlamentar mencionou outros recursos destinados, não necessariamente para os agricultores. A informação é de que o departamento de Agricultura não teria pessoal para operar o maquinário.

Quanto ao destino, conforme os conselheiros, não estariam sendo aplicados conforme previsto e aprovados pelo conselho. Segundo Sardanha existe insatisfação por uso no departamento de Obras, mas estaria supostamente fora da realidade indicada. Novos esclarecimentos serão solicitados. O presidente Nereu Dal Lago citou ter conhecimento destes assuntos por participar destas reuniões.

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Em São João do Triunfo, Abimael do Valle segue na prefeitura por mais 4 anos
Juiz da Comarca participa da sessão ordinária da Câmara Municipal de São Mateus do Sul
Antônio Olinto elege Alan Jaros para futura gestão municipal