(Foto: Redes Sociais)

Na sessão da Câmara que aconteceu na última terça-feira (30/03), ata foi aprovada e, nas correspondências, o ofício 194/21, a prefeita Fernanda Sardanha após estudos ratifica o projeto de lei e pede para dar segmento ao PL 31/20. No ofício 198/21 envia anexo o Pl 11/21 de modificação na lei 2250/13 para apreciação. Envio da Pl 10/21 que insere alteração na Lei 2790 PPA 2018-2021, reservando R$ 330 mil para projeto Meu Campinho a ser implantado no bairro Jardim Santa Cruz. Ofício 20/21 do Tribunal de Contas sobre prestação de conta do Ipresmat de 2020. Ofício 21/21 o Tribunal de Contas apresenta a apreciação da prestação de contas municipais em 2020.

Decreto Legislativo nº 02/21, decreta luto oficial de 3 dias na Câmara Municipal pelo passamento do padre Silvano Surmacz. Decreto Legislativo nº 03/21 decreta luto oficial de 3 dias na Câmara Municipal pelo passamento da Sra. Diva Gugelmim Distéfano.

Projeto de Lei do Legislativo 07/21, que sugere a denominação da praça pública entre a rua Paulino Vaz da Silva e rua 21 de Setembro, na Avenida Ozy Mendonça de Lima, de Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz. Proposta dos vereadores Jorge, Juliano, Jackson, Picheth, Irineu, Osvaldo e Jeciel.
Projeto de Lei do Legislativo 08/21, sobre a obrigatoriedade da vacinação em São Mateus do Sul contra o Covid-19. Proposta do vereador Enéas.

Na ordem do dia

Projeto de Lei do Legislativo 04/21, que concede o Título de Cidadão Honorário de São Mateus do Sul ao Sr. Barcímio Sicupira Júnior, personalidade histórica do futebol paranaense. Proposta do vereador Omar Picheth. Aprovado por votação nominal, por unanimidade, em segunda votação.

Discussão: Vereador Omar Picheth esclareceu que as despesas desse título estão sendo pagas pela Associação dos Torcedores do Athletico de São Mateus do Sul.

Projeto de Lei do Legislativo 05/21, que institui o Programa Municipal de Incentivo às Atividades Desportivas, lazer e prática de atividades físicas, no âmbito do Município de São Mateus do Sul. Proposta dos vereadores Osvaldo, Irineu e Picheth. Aprovado por unanimidade em segunda votação.

Projeto de Lei do Legislativo 03/21, estabelece multa para a conduta de quem burla a ordem de vacinação contra o Covid-19 durante a situação de emergência em saúde pública, de importância nacional em decorrência da Infecção humana pelo novo Coronavírus. Proposta pelos vereadores Jackson, Jorge e Juliano. Aprovado por unanimidade, em primeira votação.

Discussão: Jackson Machado: “Devido as denúncias e algumas situações que houveram em nosso município, o que não é novidade, inclusive teve posicionamento da secretaria de Saúde e da prefeita e Ministério Público. Infelizmente, de forma imoral houve algumas situações no município, que estão sendo investigadas, da burla da vacinação. Este projeto constitui uma sanção administrativa para evitar que isso aconteça.

Requerimentos

23/21 – Requer que a Prefeitura encaminhe, com maior brevidade possível, pedido de mudança na Lei 2278/13 que autoriza o município a implantar o programa Porteira à Dentro ou elaborar um novo projeto. Ver se o departamento jurídico tem algum parecer sobre a viabilidade do programa através de critérios objetivos, a fim de viabilizar o programa. Proposta do vereador Valter. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Valter Przywitowski: “O objetivo desse requerimento é podermos acelerar a implantação desse programa. Ele foi feito em 2013, nessa lei, a 2278, na gestão Ledur. Ele foi um programa bom pra quem conseguiu ter acesso a ele. Precisava de correções, passado o tempo foi esquecido. Acho que a gente precisa retornar”.

24/21 – Requer expedir a Prefeitura ofício solicitando ao secretário de infraestrutura e logística do estado, o deputado Sandro Alex, a intervenção junto ao Estado para receber um britador para o município. Proposta do vereador Enéas. Aprovado por unanimidade.

25/21 – Oficiar a Prefeitura que informe o projeto de abertura de rua na vila Americana, paralela à rua Iguaçu. Proposta do vereador Enéas. Aprovado por unanimidade.

26/21 – Solicita a Prefeitura encaminhar a Casa de Leis informações sobre as atividades escolares de 10 a 29 de março. Justificativa do projeto: “Recebemos denúncias de que do dia 10 a 29 de março não foram entregues apostilas aos alunos da rede municipal de ensino. Dessa maneira, solicitamos informações referente ao processo de ensino e aprendizagem durante tal período”. Proposta dos vereadores Jorge, Jackson e Juliano. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Jorge Manfroni: “Foi a melhor maneira que achamos de sanar nossas dúvidas referentes a denúncias que recebemos, de que alunos do nosso município ficaram sem atividades nesse período”.

27/21 – Solicita a Prefeitura a especificação de materiais contemplados para compra, quais foram os recebidos no contrato de obra de revitalização do ginásio do Polacão e quem é o fiscal da obra. Proposta do vereador Jeciel. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Jeciel Franco: “Sr. Presidente, eu estive na obra de revitalização do ginásio Polacão e, infelizmente, o que a gente observou lá, junto dos profissionais da Secretaria de Obras, é que alguns equipamentos foram aceitos, mas não sei por qual fiscal, que assinou, mediu e liberou pagamento. Um equipamento que é feito de inox e veio todo errado, nas especificações é uma coisa e o equipamento veio diferente”.

Jorge Manfroni: “Presidente e proponente, no dia 10 de março nós realizamos e também encaminhamos a prefeitura um requerimento à pedindo informações a respeito dessa estação de musculação que foi instalada e que veio em desacordo com o que está lá no termo de referência. É um equipamento de custo elevado”.

As Indicações

51/21 – Que seja encaminhada a prefeita, sugerindo pavimentação da rua Barão do Rio Branco, proximidades do nº 1881, na vila Prohmann, entre as ruas Francisco Geraldo Portes e Pedro Janowski. Proposta dos vereadores Jorge, Jackson e Juliano. Aprovado por unanimidade.

93/21 – Solicita a limpeza das valetas e bueiros, além da correção da rua Tenente Max Wolff Filho, antiga estrada velha. Proposta do vereador Valter. Aprovado por unanimidade.

94/21 – Solicita a compra de um micro-ônibus para a Secretaria de Saúde, para transporte de pacientes a outros municípios. Proposta do vereador Valter. Aprovado por unanimidade.

95/21 – Solicita a limpeza de valetas e bueiros no bairro Vila Faty. Proposta do vereador Valter. Aprovado por unanimidade.

96/21 – Solicita que a Copel realize estudos para deslocamento dos postes de energia elétrica na rua Antonio Bizinelli da Colônia Iguaçu, entre a rua Imigrantes até a BR 476, para um projeto futuro de alargar a rua para pavimentação asfáltica. Proposta dos vereadores Valter e Jeciel. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Valter Przywitowski: “É um pedido da população de lá, porque hoje para fazer o ‘patrolamento’, você não consegue nem fazer a limpeza adequada da via, porque os postes estão muito juntos”.

106/21 – Sugerindo a pavimentação de ruas no bairro São Joaquim. Proposta dos vereadores Osvaldo, Irineu e Picheth. Aprovado por unanimidade.

107/21 – Solicita limpeza de valeta e alargamento de bueiro com a colocação de 2 manilhas, para passagem de colheitadeira e caminhões, na localidade de Turvo Barracas. Proposta dos vereadores Osvaldo, Irineu e Picheth. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Jeciel Franco: “Só porque na indicação não ficou bem certa o lugar, vai ficar meio vazio. A próxima indicação não tem a localização exata. Se nós pudermos definir e incluir nessas indicações o local exato, para que a Secretaria possa atender”.

108/2 – Solicita limpeza de valeta e alargamento de bueiro com a colocação de 2 manilhas, para passagem de colheitadeira e caminhões, na localidade do Caitá. Proposta do vereador Enéas. Aprovado por unanimidade.

109/21 – Solicita que a Prefeitura revise a iluminação do Chimarródromo. Proposta do vereador Enéas. Aprovado por unanimidade.

110/21 – Solicita troca de lâmpadas queimadas na rua Rodolfo Wolff, próximo a Agropecuária São Mateus. Proposta do vereador Enéas. Aprovado por unanimidade.

111/21 – Solicita reparos urgentes e recapeamento na rua Santo Antonio, próximo a banca do Tio Pedro, esquina com rua São João, na vila Bom Jesus. Proposta dos vereadores Jackson, Jorge e Juliano. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Juliano Oliveira: “Estive na vila Bom Jesus e o pessoal está pedindo desde o começo do ano isso. Está totalmente danificado esse asfalto”.

112/21 – Solicita a manutenção em 2 bocas de lobos na rua São Mateus no nº 750, localizado na vila Bom Jesus. Proposta dos vereadores Jackson, Jorge e Juliano. Aprovado por unanimidade.

113/21 – Solicita a limpeza de entulhos, bem como a retirada de uma manilha situada na rua São Cristovão, esquina com rua São João, na vila Bom Jesus. Proposta dos vereadores Jackson, Jorge e Juliano. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Juliano: “Não é de hoje que o pessoal me cobra sobre essa manilha, bem na esquina da creche, assim que voltar as aulas. Na verdade, tem muita barata, rato e até animais peçonhentos. Então, a pedido da comunidade, se a Secretaria de Obras tiver condições de tirar essa manilha e alguns entulhos”.

114/21 – Solicita a reestruturação das vagas de estacionamento no cruzamento das ruas Dr. Paulo Fortes e rua Agenor Nascimento, ao lado do Pátio de Máquinas. Proposta dos vereadores Jackson, Jorge e Juliano. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Jorge Manfroni: “Sr. Presidente, essa indicação eu gostaria de pedir um favor pessoal para o senhor… que, em mãos, leve e converse com a Secretaria de Obras, para ver uma manhã ou início da tarde o perigo que está. Os veículos, quando vem da Dr. Paulo Fortes e precisa atravessar, estão avançando meia quadra da Agenor Nascimento. Eu peço ao senhor que faça isso, pois algumas semanas fizemos uma indicação importante, demanda sugerida pela nossa população e infelizmente nós recebemos a resposta e era um redutor de velocidade, que precisava de parecer jurídico. Então, se para um redutor de velocidade precisa parecer jurídico, para essa situação que precisa ser feita uma análise de reestruturação de estacionamento, tem que sei lá?”.

115/21 – Sugere aditivo no contrato de obra do ginásio do Polacão, sugerindo emborrachamento da área que ficou instalada o equipamento de aquecimento, pois o devido local ficou com chão bruto dificultando, assim, o uso do espaço. Proposta do vereador Jeciel. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Jeciel Franco: “Sr. presidente, é mais um pedido do pessoal da Secretaria de Esportes, pois essa área que a gente já expos o problema dos equipamentos no projeto não contempla piso que não fosse o bruto. Um recurso tão alto para revitalização de um parque e, infelizmente, não contemplou uma adequação para quem precisa aquecer.

116/21 – Solicita a manutenção da rua Joaquim Ferreira Guimarães com rua Nossa Senhora do Rocio, trecho próximo ao Adolescentro com “patrolamento” e empedramento. Proposta do vereador Jeciel. Aprovado por unanimidade.

117/21 – Solicita para que o DER faça um acostamento na PR 151 na comunidade do Lageado sentido a comunidade do Palmito. Proposta do vereador Valter. Aprovado por unanimidade.

Discussão: Valter Przywitowski: “Esse trecho que fica no Lageado é o principal acesso ao Palmito e passa pela frente da casa do ex-vereador Chile. Basta o DER levar algumas pedras e um rolo para fazer um acostamento. Ali já tece duas mortes”.

Explicações pessoais

Vereador Juliano: “Senhor presidente, só para finalizar, como de imediato agradeci uma indicação que já foi atendida, tem mais algumas que no decorrer das sessões a gente vai falando, tem algumas que não foram feitas. Até o pessoal da vila Amaral me cobra uma indicação nº 2/21 feita no dia 18, na rua Ney Amintas de Barros Braga, em frente à lanchonete Trevo, ali tem 2 bocas de lobo que estão na parte alta do asfalto e se passar em dias de chuva tem umas poças ali de água”.

Vereador Enéas: “Senhor presidente, quero na oportunidade dar condolências à família do Dr. Clóvis Distéfano, infelizmente nós perdemos a Dona Diva e sabemos da dor quando é a mãe que vai e queria aproveitar para mandar meu pesar ao Dr. Clóvis Distéfano e demais filhos. Realmente, a gente fica enlutado e triste. E também em relação à família do Padre Silvano, no passamento dele, também minhas condolências. Embora o padre Silvano fosse de Rio Azul, deixou um legado em toda a região, como pessoa bastante querida, perdemos para o Covid-19 e eu queria registrar meu pesar”.

“Quero parabenizar também nossa prefeita por adquirir 5 mil testes rápidos e disponibilizar aos funcionários do comércio. Acho que uma medida muito mais proveitoso de combater essa pandemia do que fechar o comércio”.

Vereador Jorge: “Essa semana, um grupo de Whatsapp da vila Pinheirinho, Amigos da Vila Pinheirinho me enviaram algumas manifestações quanto aos terrenos baldios. Estão com mato muito alto e abandonados. Eu fui conferir a legislação e encaminhei ao nosso assessor jurídico, talvez pensar em melhorá-lo, pois pelo que percebi as pessoas pagam a multa, mas não mandam limpar o lote e fica daquela maneira, as vezes quase um ano. Isso além da criação de animais e bichos. Muitas vezes, esses terrenos estão do lado de residências e servem de esconderijo para ladrões arrombarem as casas”.

“Quero aqui também manifestar meus mais sinceros sentimentos ao Clóvis e toda a família, muito triste, nos sensibilizamos com ele e o Guilherme, a Dineia, enfim a toda a família. Também a família do padre Silvano, eu não tenho palavras para descrever essa pessoa formidável e todo sentimento nosso e que nossa comunidade tinha por ele. E, com esse pensamento, nós elaboramos um projeto que foi lido hoje e vai para votação semana que vem, denominando a Rua do Mathe como Rua do Mathe Padre Silvano Sumarcz”.

Vereador Jackson: “Também quero deixar aqui meus sentimentos a família do Dr. Clóvis Distéfano, pelo passamento da sua mãe, e também os sentimentos ao padre Silvano e toda a família são-mateuense que perdeu um ente querido devido ao Covid. Agradecemos também a Polícia Militar do nosso município, ao delegado de Polícia Civil e sua equipe, pelo trabalho que estão realizando nessa pandemia, também na linha de frente, pela nossa segurança”.

Vereador Osvaldo: “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Saúde, estive nos testes no Centro da Juventude, e teve bastante gente fazendo, hoje e vai amanhã e depois (até quinta-feira), onde todos os funcionários das empresas devem fazer, contando com 9 atendentes. Parabenizar também a Secretaria de Obras por, praticamente, terminar a pavimentação no Jardim Dona Hermínia, parabenizando a firma Serge. E, sobre isso, no centro a rua que foi para a firma Prado, tem que ver com os vereadores que está difícil continuarem a obra no centro da cidade. Uma boa Semana Santa a todos”.

Vereador Jeciel: “Essa situação é difícil de ver, né vereador Parafuso? Estive com o secretário de Obras ontem e falamos desse assunto. Ele comentou que acha que vai ter que chamar a segunda colocada ou fazer uma nova licitação. Essa empresa acabou ganhando 5 lotes, 5 frentes de serviços e sequer deu conta de uma. Se não me engano, é a mesma que fez a rua Antonio Bizinelli aquele serviço porco lá… É preciso que a população também colabore cuidando das coisas públicas. Fica aqui meu apelo para que as pessoas cuidem do patrimônio público”.

“Quero parabenizar também o deputado Emerson Bacil, pois o hospital recebeu ontem um depósito de R$ 820 mil para aquisição de um arco cirúrgico, aparelho de ultrassom, aparelho de colposcopia, 3 camas hospitalares elétricas para parto humanizado, 2 lavadoras de roupa hospitalar e uma centrífuga hospitalar. Um campinho para o jardim Santa Cruz e duas academias ao ar livre”.

“Quero agradecer aos que participaram da reunião com o hospital e com a comissão de saúde da Câmara, várias coisas precisam ser mudadas e esclarecer o caso do Sr. Silvano Chaves que faleceu dia 16 de março no PA. Quero deixar meu pesar a família Distéfano e a família do padre Silvano esse grande amigo que muito me incentivou na música, na minha carreira”.

Vereador Picheth: “Recebi uma demanda na semana passada, conversei com o vereador Jorge Manfroni sobre esse assunto. Não queria falar sobre isso mas a gente se obriga. Algumas pessoas falaram sobre um velório na qual uma coroa de flores em nome da Câmara de São Mateus do Sul, e queria deixar claro a toda a população que qualquer coroa de flores ou vasos em nome da Câmara é pago com dinheiro dos vereadores. Até hoje, no meu mandato e de todos os presidentes, nunca foi pago com dinheiro da Câmara ou dinheiro público, é sempre feito uma vaquinha entre os vereadores”.

“A gente perdeu, infelizmente, a Dona Diva. Eu fui no enterro e lá refleti uma coisa, que vem de dentro de casa, quando tem um homem político, o alicerce que se forma é tão forte com a mulher. Eu vejo a Dona Diva muito parecida com minha mãe, uma pessoa meiga e sempre sorrindo. Estava analisando os frutos que ela deixou, pessoas de bem na sociedade, de bom convívio, amáveis e amados pela população”.

“O padre Silvano, nosso cidadão honorário… tive a felicidade e o prazer de assinar o título no ano passado e darmos essa alegria ao padre, uma pessoa que sempre viveu alegre. Devíamos aproveitar isso, essa alegria e entendermos todos a viver em sociedade, a falta de empatia hoje em dia. O padre Silvano revolucionou a igreja católica aqui em São Mateus, trazendo de volta o pessoal para a igreja. Com suas missas alegres e sempre com uma palavra de carinho”.

Hugo Lopes Júnior
Últimos posts por Hugo Lopes Júnior (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Sessão da Câmara conta com discussões sobre os projetos vetados pelo executivo
Em São João do Triunfo, Abimael do Valle segue na prefeitura por mais 4 anos
Vereadores votam cálculo atuarial com ausência de impacto financeiro