Geral

Vice-governadora Cida Borghetti comparece à entrega de casas populares no Parque das Tamareiras

Na manhã da quinta-feira (23/02), foi realizada a entrega simbólica das chaves de 62 residências populares, sendo 44 do Residencial Luiz José Pereira Zarzycki, no Parque das Tamareiras e 18 unidades rurais.

As casas são divididas em unidades de 35 a 48 m², que variam de acordo com a renda das famílias beneficiadas, que vai de um a cinco salários mínimos mensais.

Entre as lideranças que estiveram presentes na cerimônia, destacam-se a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o prefeito municipal, Luiz Adyr; o Deputado Estadual Alexandre Curi; o secretário de Estado Comunicação Social, Márcio Villela; o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda; o prefeito de Antonio Olinto, Fábio S. Machiavelli; o prefeito de Paula Freitas, Valdemar Capeleti; o prefeito de Paulo Frontin, Sebastião da Silva Neto; o presidente da Câmara de São Mateus do Sul, Nereu Dal Lago; a secretária de Assistência Social de São Mateus do Sul e primeira-dama, Gicéli Pereira; e a chefe regional da Caixa Econômica Federal, Rosangela Bach; e o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Abelardo Lupion.

Questionada sobre o significado da entrega das residências às famílias, a governadora em exercício afirmou que “é uma conquista para a cidade”. E agradeceu a participação do município na pessoa do prefeito Luiz Adyr. “Parabenizo as famílias que estão tendo realizado o sonho de todo pai e mãe que é o sonho da casa própria”, complementou Cida que a perspectiva do Governo Estadual é entregar 180 mil unidades até o final do próximo ano.

HOMENAGEM

O residencial recebe o nome de Luiz José Pereira Zarzycki, que veio a falecer em 2015, com 38 anos de idade, e foi funcionário da Prefeitura Municipal atendendo na área da Saúde desde 1995. Ele atuava na Secretaria Municipal de Saúde na popular “assistência”. Assim, ficou conhecido como “Luizinho da Assistência”. Trabalhava no assessoramento aos pacientes que se deslocavam a Curitiba para tratamento.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A chefe regional da Caixa Econômica Federal, Rosangela Bach, ao fazer uso da palavra afirmou que sente-se orgulhosa de estar entregando essas moradias. “É gratificante para nós da Caixa participarmos de momentos como esse. Sempre comentamos que uma das maiores realizações para um pai ou para uma mãe de família é poder realizar o sonho de adquirir sua casa. Só conseguimos alçar novos voos, ter novos objetivos, quando temos a tranquilidade da nossa família estar bem abrigada”. A Caixa já participou da construção de mais de 3 milhões de moradias em todo o país através do programa “Minha Casa Minha Vida”.

Leandro Barszcz, gerente de atendimento (e gerente geral até o retorno do titular do cargo) da agência de São Mateus do Sul, ressaltou em entrevista à GI os números do programa no Município. Desde o início do programa “Minha Casa Minha Vida”, 353 famílias foram atendidas. Ao total foi aplicado um total de R$ 21 milhões em recursos da Caixa. “Ainda tem muito por vir. Já estamos em andamento com a continuidade do conjunto habitacional com mais 60 unidades que já estão autorizadas e em fase de construção e em breve serão entregues”, informou Leandro.

ALEXANDRE CURI

O Deputado Estadual foi breve ao falar das moradias e colocou o foco em outros projetos em andamento. Falou sobre as intempéries passadas nos últimos meses pela clínica de hemodiálise de União da Vitória, que corria o risco de transferir seus pacientes para outros centros de atendimento. Garantiu que o atendimento não será paralisado.

O Deputado citou também a reunião que a governadora em exercício teve com o Presidente da República na quarta-feira (22), para tratar de recursos financeiros para a pavimentação do trecho São Mateus – Irati. “Não é uma promessa vazia. Estaremos aqui dentro de dois ou três anos para inaugurar essa obra que mudará a história das famílias dessa região”, afirmou o deputado.

LUIZ ADYR

O Prefeito Municipal ressaltou a satisfação em realizar a entrega dos imóveis às famílias e procurou lembrar o histórico das obras. “Em 2002 nós compramos o terreno [oito alqueires]e fizemos a doação da parte mais alta para a Cohapar para que fosse feito esse conjunto habitacional que aqui está”. Lembrou ainda que a terraplanagem começou em 2011 e que “às vezes as coisas demoram um pouco para sair. E nessa próxima empreitada, para as próximas moradias, precisaremos de auxílio das entidades aqui presentes pois a prefeitura não tem mais máquinas”. O prefeito ainda lembrou a necessidade de prosseguir nos trâmites para a regularização do “xisto agrícola”.

CIDA BORGHETTI

A governadora em exercício iniciou seu pronunciamento salientando a história do “Luizinho da Saúde” e da “justa homenagem a esse cidadão que tanto fez pelos que necessitavam”.

Cida aproveitou a palavra para salientar as ações do Governo Estadual, como o adiantamento de salários dos servidores e obras de infraestrutura. A vice-governadora garantiu que com o retorno dos trabalhos após o carnaval, estará se dirigindo a Brasília para reuniões com a Caixa Econômica Federal em busca da liberação de recursos financeiros para a construção de mais 10 mil moradias que deverão ser distribuídas entre as regiões com maior carência no Estado. “Ninguém quer essa imagem [de má qualidade da habitação], portanto temos que trabalhar para reverter esse quadro”. Sobre a entrega das casas, Cida ressaltou que “o Governo não está fazendo mais que sua obrigação cuidando dos interesses da população”.

RECADO CONTRA O ABUSO INFANTIL

A Governadora em Exercício pediu para que todos denunciem casos de exploração sexual infantil nas estradas. O número de denúncia ao órgão estadual é 181 e o número da campanha nacional: 100. “Só iremos reconhecer o país a partir do modo como ele tratar as crianças”, concluiu Cida.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Jornalista Paulo Henrique Amorim morre aos 77 anos
Temperatura pode chegar em 0ºC nesse fim de semana em São Mateus do Sul
Inauguração da Sala do Empreendedor abre Semana do MEI em São Mateus do Sul

Os comentários estão fechados