
Há duas semanas eu e meus colegas da faculdade estamos aprendendo técnicas de observação. Não é apenas observar o fato como um todo, mas sim os pequenos detalhes que fazem toda a diferença na hora de uma narração. Junto disso, aprendi a compreender um pouco mais o comportamento de algumas pessoas, e dessa forma, entender gestos de emoções como nervosismo, irritabilidade e alegria.
Quando estamos frente a frente com algum acontecimento em nossa vida, de forma involuntária, nos expressamos através do gestos. É ombros curvados, pernas balançando, mãos inquietas e maneiras de olhar para o lado para tentar fugir da situação. Não percebemos, mas fazemos isso diariamente em praticamente todos os momentos.
Segundo especialistas, a linguagem corporal constitui o conjunto de todas as expressões e comportamentos do corpo. Ela agrupa as mensagens que você transmite além daquilo que é dito em palavras. Há comprovações que cerca de 65% de toda comunicação humana é feita através de gestos, e o nosso corpo fala mais do que quando nos comunicamos com palavras. É tão bacana entender esses gestos que vou listar alguns deles para vocês:
Morder os lábios: especialistas afirmam que morder e mastigar os lábios indicam medo e ansiedade. Quase sempre o gesto é manifestado quando a pessoa está insegura, desconfortável ou preocupada com determinada situação.
Cruzar braços e pernas: ao cruzar braços e pernas, a pessoa comunica que está emocional, física e mentalmente bloqueada em relação ao que ela está presenciando. É uma forma de o corpo impor uma barreira e se fechar frente àquilo que o outro está falando. Por não ser intencional, essa atitude é bastante reveladora.
Sorrir e isso causar rugas ao redor dos olhos: um sorriso verdadeiro é aquele que envolve não somente a boca, mas também as maçãs do rosto, as orelhas e cria rugas ao redor dos olhos. Portanto, quando ele só incluir os lábios, isso pode indicar um ato não genuíno para esconder o que, realmente, a pessoa está sentindo. Quer descobrir a sinceridade de um sorriso? Então, procure as ruguinhas na região dos olhos.
Imitar a linguagem corporal: copiar, inconscientemente, os movimentos do companheiro de diálogo é um bom sinal. Significa que um vínculo foi criado e há receptividade em relação à mensagem passada.
Postura ereta: postura ereta, gestos feitos com a palma da mão para baixo associados a movimentos abertos e expansivos demonstram autoridade. A explicação é que o cérebro cria uma relação entre o poder e o espaço que as pessoas ocupam.
Arquear as sobrancelhas: levantar as sobrancelhas pode significar três coisas: surpresa, preocupação ou medo. Quando o gesto aparece em situações que não remetem a esses sentimentos, certamente, há algo mais ocupando os pensamentos de quem o faz.
Estalar os dedos: esse gesto está associado aos sentimentos de agressividade, impaciência, ansiedade e frustração.
Cerrar o maxilar: o maxilar cerrado, bem como uma das sobrancelhas arqueadas, aparece em situações de estresse intenso. Esse indicativo de grande desconforto pode estar relacionado tanto ao assunto tratado quanto a outras questões que direcionariam a revisita dos pensamentos.
Mexer nos cabelos: timidez, insegurança e hesitação costumam motivar as pessoas a mexerem no cabelo excessivamente.
Piscar muito os olhos: em média, piscamos os olhos na frequência de seis a dez vezes por minuto. Esse número pode aumentar quando desenvolvemos emoções e sentimentos positivos em relação a alguém.
Coçar o nariz: esse é um dos sinais mais populares da mentira. Enquanto discursam inverdades, é comum que as pessoas cocem o nariz por repetidas vezes.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários