Volta às aulas na Escola Municipal Pedro Effco. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Sabe aquela empolgação de escrever a primeira palavra no caderno novo ou usar o lápis de cor pela primeira vez? Foi esse sentimento que grande parte das crianças e adolescentes são-mateuenses tiveram no início do ano letivo nas escolas municipais e estaduais de São Mateus do Sul, que iniciaram as aulas na quarta-feira (5).

Liciane Kuczera Drabeski é mãe de Leonardo de 11 anos e de Gustavo de 7. O filho mais velho iniciou a primeira experiência no Colégio Estadual Duque de Caxias, onde pôde conhecer novas salas de aula, amigos e professores. Já Gustavo, continuou o ensino fundamental I na Escola Municipal Pedro Effco. “O coração de mãe sempre fica apertado quando o filho fica longe. Ficamos apreensivas sobre o comportamento deles na escola, se vão passar por algum problema e vão saber resolver sozinhos”, diz.

Para a são-mateuense, o ensino público melhorou nos últimos anos. “Admiro o jeito como o aluno é tratado de igual para igual, sem ter preferências”, expressa. A mãe parabeniza a entrega de materiais e uniformes para todos os alunos. “Faz uma diferença enorme, nenhum aluno se sente inferior a outro.”

Uma alternativa de economia que muitos pais aderiram em 2020 foi a reutilização de alguns materiais escolares que não foram usados em sua totalidade nos anos anteriores, como lápis de cor e cadernos.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a primeira grande ação pedagógica do ano letivo de 2020 será a Prova Paraná, que acontece no dia 18 de fevereiro em todas as escolas da rede estadual e também nas escolas das redes municipais que optaram pela adesão ao programa.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
I Mostra Cultural: Conhecendo o Passado para Transformar o Futuro acontece em São Mateus do Sul
Karolinka expõe acervo na Casa da Memória em São Mateus do Sul
Estudantes de São Mateus do Sul ingressam em matemática e medicina pelo Enem