O Colégio Estadual São Mateus também está se preparando para receber os alunos no ano letivo de 2022, adotadas as medidas de segurança em saúde oriundas do governo estadual. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A pandemia da Covid-19 tem gerado uma série de dúvidas e questionamentos por parte de toda a população. O desenvolvimento de nossas atividades cotidianas passou a ser exercido de uma maneira diferente, tendo em vista a necessária adoção de cuidados para minimizar a proliferação do vírus. A Gazeta Informativa preparou uma reportagem especial contendo as datas e as principais nuances que envolvem o calendário escolar neste ano de 2022.

Apesar do aumento nos casos confirmados de Covid e gripe H3N2, a Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) decidiu manter o retorno das aulas, 100% presenciais, a se iniciarem no próximo dia 7 de fevereiro. Os responsáveis pela pasta também decidiram que não será necessária a comprovação de vacinação por parte dos alunos. “O Paraná tem um dos melhores índices de vacinação no Brasil. Portanto, apesar do aumento expressivo de casos de Covid-19 nas últimas semanas, o Estado não registrou aumento significativo de internações e mortes”, justificou o órgão público.

Manutenção das regras

Em nota oficial, a Seed divulgou maiores informações acerca das medidas de contenção que deverão continuar sendo adotadas. “Diante do cenário atual, o Estado decidiu manter as medidas em vigor, sem novas restrições. A regra continua sendo a de testar e, em caso de resultado positivo, entrar em isolamento. Isso ajuda a quebrar o ciclo de contágios. Diante dessa orientação do governo paranaense, a Seed também manterá as atuais diretrizes”, afirmou a Secretaria.

O Colégio Estadual Prof. Paulo Stencel está localizado no bairro da Vila Americana e será um dos centros de formação responsáveis pela educação de uma série de jovens são-mateuenses no ano de 2022.

UFPR decide adotar modelo híbrido

As aulas ministradas pela UFPR (Universadade Federal do Paraná), a mais antiga e uma das mais tradicionais instituições de ensino desta natureza no país, deverão seguir o modelo híbrido. A retomada acontecerá desta forma no próximo dia 31, iniciando as atividades presenciais apenas no próximo dia 14 de fevereiro. A alta na taxa de contaminação por coronavírus e o consequente risco de sobrecarga no sistema hospitalar determinaram o adiamento, por duas semanas, do início das aulas presenciais na UFPR. O calendário acadêmico, no entanto, permanece inalterado. 7 das 11 universidades públicas do Paraná confirmaram que vão exigir passaporte de vacinação contra a Covid-19 para acadêmicos. De acordo com a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, mais de 67 mil estudantes de graduação, além de 15.200 alunos de pós-graduação, retornarão às atividades presenciais referentes ao período 2021/2022.

Nota da Seed sobre grávidas e aulas em 2022

A Seed definiu uma política nova para as professoras grávidas da rede estadual de ensino, com a possibilidades de darem suas aulas sempre de maneira online. De acordo com o órgão, essa política segue a legislação federal e obedece a um princípio do governo estadual. Para zelar pela saúde das docentes, a lei federal determina que as professoras grávidas só podem dar aulas à distância. “O Paraná valoriza e respeita as nossas educadoras em cada momento de sua jornada profissional. Respeitar as mães e mulheres do nosso Estado é um compromisso do Paraná”, afirmou a Seed em nota oficial.

De acordo com informações divulgadas pela Seed, o retorno das aulas estaduais de maneira 100% presencial, continua mantido para o próximo dia 7 de fevereiro. (Divulgação AEN-PR)

Expectativas

A diretora do Colégio Estadual Prof. Paulo Stencel, Sonia Sebben, comentou sobre este momento. “O retorno das aulas está previsto para os 3 períodos, para aqueles colégios que também possuem expediente durante a noite. Todos os alunos deverão iniciar o ano já uniformizados e portando seu material individual. Deverão respeitar as normas de segurança, utilizando máscaras. Agora também teremos o Novo Ensino Médio nas escolas, que será ofertado a partir do 1º ano do referido grau escolar, aplicado conforme o modelo exigido pelo contexto dos colégios”, comentou a diretora.

Retorno das aulas municipais

De acordo com informações prestadas pela Secretaria Municipal de Educação, o início das aulas presenciais em nosso município também se dará no próximo dia 7 de fevereiro. Os alunos deverão respeitar protocolos que já se tornaram conhecidos da população, em especial a utilização correta da máscara, além da higienização constante das mãos com álcool em gel. Conforme a Secretaria afirmou, mais informações deverão ser divulgadas dentro dos próximos dias. O período de matrículas para as escolas do ensino municipal ocorreu ainda no final do ano de 2021.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Premiação do 2º concurso do grupo Amantes da Leitura mistura amor pela literatura e fotografia
Projeto destaca a cultura local
Estudante são-mateuense é finalista de prêmio de educação ambiental