Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

WestRock realiza audiência pública sobre possível expansão que pode movimentar o comércio são-mateuense

Apresentação do EIA-RIMA da WestRock para moradores e representantes dos municípios da região. (Foto: Hugo Lopes)

A WestRock, uma das maiores fornecedoras globais de soluções em papel e embalagens de papelão ondulado, promoveu audiência pública sobre o projeto de expansão da Fábrica de Papel de Três Barras (SC). A empresa apresentou na quinta-feira, (28/09), na associação dos funcionários, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, conhecido como EIA-RIMA. O auditório estava repleto de pessoas representando a região, contando com presença de moradores de São Mateus do Sul, Canoinhas (SC), e principalmente de Três Barras (SC).

O RIMA é um estudo obrigatório para construção de determinadas obras, que possam impactar o meio ambiente, como é o caso da ampliação da atual indústria da WestRock, que deverá, após concluída as obras, dobrar o processamento de madeira, passando de 1,6 milhão de toneladas anuais para 3,2 milhões de toneladas.

O estudo verificou o tráfego de veículos, principalmente caminhões pelas rodovias, estradas do interior e ruas da região. Também o potencial do Rio Negro, para captação de água, a possibilidade de poluição e cheiros advindos da indústria. Os estudos apresentados declararam que é uma obra viável, estando os parâmetros dentro da legislação existente. O que se verificou foi que o tráfego deverá aumentar em cerca de 8%, nas rodovias, que o sistema de saúde e segurança deverá ter uma sobrecarga, que já era previsto e que deverá ser compensado em tempo, também foi visto que o rio Negro, mesmo em período de estiagem deverá suprir a demanda de água da indústria.

A obra deverá levar dois anos de construção e no seu momento de pico deverá contar com cerca de 2.700 funcionários, sendo que não haverá no canteiro de obras alojamento para os funcionários, e estes deverão se alojar em residências nas cidades próximas, sendo que é previsto que cerca de 1000 funcionários estejam em São Mateus do Sul, movimentando o comércio local.

O estudo prevê que a área de abrangência de plantio de árvores, deverá crescer 1,5 das atuais áreas existentes, aumentando a demanda por madeira para a indústria, ampliando o comércio em toda a nossa região. A empresa dobrará o volume processado, chegando a 3,2 milhões de toneladas anos de madeira, onde para cada tonelada de papel produzido são necessárias 4 toneladas de madeira. Isso impulsionará o plantio de árvores em toda a região.

A WestRock terá um compromisso de realizar a manutenção das estradas onde opera, com a recuperação e manutenção das estradas utilizadas, deixando melhor do que antes da sua utilização, também terá um controle para evitar queimadas e incêndios. O estudo apresentado pela empresa independente concluiu que é viável e benéfico para toda a região a ampliação das instalações da indústria, dentro do projeto apresentado.

Vários representantes de São Mateus do Sul, estiveram presentes nessa audiência, entre eles o vereador e presidente da Câmara Nereu Dal Lago, que realizou alguns questionamentos, e também o secretário de agricultura Hélio Sakurai.

A West Rock é uma multinacional que está entre as maiores produtoras de papéis para embalagens do mundo, apesar de ainda ser conhecida como Rigesa, em toda a nossa região, está sempre inovando e crescendo acompanhando a demanda e concorrência desse mercado.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: