Arquitetura, Urbanismo e Design

Wood Frame – Construção em perfil de madeira

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O Wood Frame é uma estrutura feita em perfis leves de madeira e faz parte do Sistema CES – Construção Energitérmica Sustentável, assim como o Ligth Steel Framing (perfis de aço), sistema do último artigo e que se originou do Wood Frame.

Esse sistema surgiu na América do Norte no século XIX, mais especificamente nos Estados Unidos e é muito utilizado no Canadá e na Europa. Apesar de nossas construções serem predominantemente em alvenaria, esses sistemas de construções energitérmicas sustentáveis estão ganhando mercado e sendo cada vez mais utilizados aqui no Brasil.

Construir uma residência em Wood Frame é obter uma economia em relação ao custo da construção se comparado com a alvenaria, além de ser um sistema construtivo mais rápido, emitir 80% menos CO2 e produzir cerca de 85% menos resíduos.

A madeira utilizada é certificada e demanda baixo consumo de energia em sua produção, são madeiras de reflorestamento, como o pinus, um recurso renovável. As residências construídas com esse sistema possuem temperaturas agradáveis dentro da edificação, mesmo que a temperatura externa seja mais quente ou mais fria, devido ao conjunto de materiais empregados e sua durabilidade é igual as nossas tradicionais residências em alvenaria, além de permitirem uma liberdade maior no desenvolvimento dos projetos.

O método de construção das paredes em Wood Frame se dá através de materiais com altíssima durabilidade, qualidade e possuí função estrutural, de isolamento térmico e acústico, e também como material de vedação e acabamento. Suas camadas podem se dar da seguinte maneira: Painel estruturado de perfil leve em madeira; isolamento térmico e acústico; placas estruturais de OSB ; membrana hidrófuga; placa cimentícia; placa de gesso acartonado e acabamento.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
O profissional e suas competências
Espaços de lazer instalados em vagas de automóveis – Os Parklets
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU