Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Xerostomia: Você sabe o que é?

Imagem Ilustrativa

A xerostomia é o termo usado para definir a sensação subjetiva de boca seca, que pode ser causada por diversos fatores como: desidratação, respiração pela boca, ronco, ingestão de bebidas alcoólicas, hábito de fumar, má higiene bucal, pacientes em processo de radioterapia e até o uso de algumas medicações que fazem com que a pessoa tenha essa sensação.

É muito importante saber diferenciar a sensação de boca seca (Xerostomia) da ausência ou diminuição na produção de saliva (hopossalivação). Isso porque a sensação de boca seca nem sempre está associada à produção de saliva. Casos de hipossalivação são diagnosticados através de exames específicos que avaliam a produção de saliva em um determinado tempo.

Em condições normais nós produzimos um litro de saliva por dia. Diferente do que muitos podem imaginar a saliva não contém somente água, nela contém enzimas, aminoácidos, minerais e outras substâncias que protegem contra vírus e controlam a proliferação de bactérias. Dessa forma, podemos dizer que a saliva tem inúmeras funções como – por exemplo – proteger a cavidade bucal, umidificar a boca auxiliando na fala, ajudar na formação do bolo alimentar facilitando a alimentação, prevenir a cárie e o mau hálito.

Os principais sinais e sintomas da xerostomia são: presença de boca e lábios ressecados (lábios rachados), ardência bucal, dificuldade para falar, dificuldade pra engolir os alimentos, irritação na garganta e mau hálito.

O diagnóstico tem como objetivo avaliar se estamos em um quadro apenas de “sensação de boca seca” ou se já estamos em um quadro de hipossalivação. Como foi dito anteriormente um exame específico para verificar a função das glândulas salivares pode ser solicitado, exame chamado de sialometria.

O tratamento para os casos de xerostomia relaciona-se com os hábitos que podem ter originado essa sensação. As principais orientações são ingerir bastante água, parar de fumar, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas. Quando necessário é possível utilizar um medicamento chamado de “salivar artificial”, no entanto, somente um profissional poderá dar o correto diagnóstico e propor o melhor tratamento.

Lembre-se: ter a sensação de boca seca em um dia muito quente, ou após exercícios não é um motivo para preocupação. Os casos de xerostomia são aqueles em que a sensação dura por longo período de tempo e no qual tomar água não alivia os sintomas.

REFERÊNCIA:
http://www.revistargo.com.br/ojs/index.php/revista/article/view/23/56

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
“Sapinho”: Você já ouviu falar?
Teste da Linguinha: você já ouviu falar?
Dente do Siso: Conhecendo um pouco mais